sábado, 28 de abril de 2012

Literatura

     Literatura é um conhecimento, sabedoria
     Um aprendizado para toda vida.
     Uma arte, uma obra
     Que nos transforma
     A magia dos textos e poemas
     Que por meio deles 
     Tudo brilha
      E com o brilho, refletir
     Que as letras e palavras nos fazem sorrir
     Quem não gosta de ler?
      Quem não gosta de diversão?
     E de aprender?
      A cada palavra, então?
      Ganhar um novo sentido,
      Uma forma de se expressar?
      Se gosta, 
      Então é pela literatura
      Que você deve começar! 
                 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Biografia da Ruth Rocha

     
                                      
          Ruth Machado Louzada Rocha, nasceu em 02/03/1931, na cidade de São Paulo - SP. Filha dos cariocas Álvaro de Faria Machado e Esther de Sampaio Machado.
       Ruth, é escritora de literatura infantil, já publicou mais de 130 livros, vendendo mais de 10 milhões de exemplares.
      Ela se formou na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1953, e começou a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.
        Viveu sua infância, repleta de livros e gibis.
       Ruth é casada com Eduardo Rocha, tem uma filha Marina, e dois netos Pedro e Miguel.
      Em 1965 começa a escrever artigos educacionais para a revista Cláudia, e em 1967 assume a orientação pedagógica da revista Recreio, onde publicou seu primeiro conto chamado " Romeu e Julieta" em 1969. 
     Depois de um tempo Ruth Rocha, dedicou-se aos livros, a produção literária, inspirada na sua filha Marina.  
    Ela publicou seu primeiro livro chamado " Palavras Muitas Palavras" em 1976, e desde então a maioria de seus livros foram traduzidos para 25 idiomas.
                     
      Ruth Rocha, se influênciou no grande escritor Monteiro Lobato, mostrando seu lado da literatura. Essa escritora, ganhou os mais importantes prêmios da literatura infantil, da prefeitura de Belo Horizonte, Prêmio João de Barro, Academia de Letras, cinco prêmios Jabuti, e muitos outros.
      Seu livro mais conhecido é " Marcelo, marmelo, martelo" que vendeu mais de 1 milhão de cópias. 
            
         Atualmente Ruth, é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
         Está escritora é uma mulher rica em sabedoria e palavras, ela mostra um pouco mais da literatura brasileira, muito admirada!
       

   

O Mistério do Caderninho Preto

                                           

               Os 6º anos agora vão entrar na magia de um novo livro, chamado O Mistério do Caderninho Preto, da autora Ruth Rocha.
       Há várias versões desse livro, que conta a história de uma menina chamada Maria Emília e de seu amigo Pedro( na atual versão Miguel) que adoram ler, e a literatura os coloca em uma aventura!
     Esses dois colegas, resolvem escrever um livro de mistério para a idade deles, contando situações do dia-a-dia, e o mistério tem como base o caderninho preto do professor de química. E o que será que está escrito naquele caderno? O que era pra ser uma literatura para os dois jovens, irá se tranformar em uma grande aventura de mistério, para você e para eles!
    Agora, é so ficar ligado nas postagens do blog, e se aventurar nessa jornada!
   

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Onda

     "Se um dia olhar para o céu e não te ver, é que eu sou a onda do mar e não consigo te esquecer, sou feliz do teu lado sem do seu lado estar, pois você é isolada no meu modo de pensar, quando estou triste e não tem solução, lembro que você mora no meu coração!"
                                        

terça-feira, 10 de abril de 2012

Excursão para Itabira

         Dia 03/04/12 nós do 6º ano A e B tivemos uma excursão muito legal para Itabira, na companhia do 7º ano, cidade onde Carlos Drummond nasceu.    
        Saimos do Colégio São Paulo as 7:15. Foi uma viagem de 108 km de Belo Horizonte a Itabira durante 2 horas. Fomos no ônibus, na companhia da professora de Português Maria de Lourdes ( Lurdinha) e da professora de Ciências a Cristina ( Cris).
 
        Depois de horas de viagem chegamos a terra natal de Drummond, conhecendo lugares que ele passou durante todos seus anos de vida!
       

       O primeiro local a visitar foi o trêm de Itabira, onde Carlos Drummond fez um poema especialmente para ele chamado " O maior trêm do mundo". Nós tivemos a sorte de ter como companhia e guia da caminhada a diretora do memorial, e o Drummonzinho, um garoto que cita todos poemas de cor de Carlos Drummond de Andrade.

     Depois fomos ver a estátua enorme de Drummond no início de Itabira, feita especialmente para homenagear o grande poeta! Pegamos o onibus e fomos ver a igreja onde ele frequentava bastante aos finais de semana, a igreja se chama Nossa Senhora do Rosário, a santa de devoção da sua família. A igreja é bem antiga com pinturas maravilhosas de anjos e detalhes em ouro, o altar tem monumentos lindos, e a igreja fica localizada no Bairro Penha, onde Drummond morava, o bairro mais antigo.
           
                                                     
       Fomos visitar o local tão esperado, que é a casa onde Carlos morou dos seus 2 aos 18 anos de idade. A casa é azul e branca e bem antiga. O jardim da casa, foi José, irmão de Drummond que fez, foi uma obra de amor para sua prima, por quem se apaixonou. No jardim os canteiros são de formatos diferentes, alguns de corações, estrelas e círculos, onde se plantam as flores.
     
       Quando saimos da casa vimos a escola de Drummond, atualmente chamada de Escola Municipal Coronel José Batista, onde aconteceu o caso com a professora de Drummond, que falou que ele iria ser um grande escritor. Seguindo, fomos ver o artesanato de Itabira em uma loja onde há muitas estátuas pequenas de Carlos.
      Já era 12:00, e nós fomos almoçar em um restaurante muito gostoso da cidade, bem típico!
     Depois de almoçarmos, fomos a Fazenda do Pontal, onde Drummond e sua família iam muito para colher frutas no final de semana.
                             
     Subindo um pouco fomos para o Pico do Amor, local onde Carlos Drummond de Andrade ia compor suas poesias, e observar sua cidade, chorando pelo momento em que ela passava por causa da mineração. Observamos a Concha Acustíca, onde as pessoas fazem muitas apresentações.



     Nossa sala também contou poesias de Drummond como " No banco do jardim", e fizemos teatro no memorial, onde observamos a tragetória do escritor!