terça-feira, 10 de abril de 2012

Excursão para Itabira

         Dia 03/04/12 nós do 6º ano A e B tivemos uma excursão muito legal para Itabira, na companhia do 7º ano, cidade onde Carlos Drummond nasceu.    
        Saimos do Colégio São Paulo as 7:15. Foi uma viagem de 108 km de Belo Horizonte a Itabira durante 2 horas. Fomos no ônibus, na companhia da professora de Português Maria de Lourdes ( Lurdinha) e da professora de Ciências a Cristina ( Cris).
 
        Depois de horas de viagem chegamos a terra natal de Drummond, conhecendo lugares que ele passou durante todos seus anos de vida!
       

       O primeiro local a visitar foi o trêm de Itabira, onde Carlos Drummond fez um poema especialmente para ele chamado " O maior trêm do mundo". Nós tivemos a sorte de ter como companhia e guia da caminhada a diretora do memorial, e o Drummonzinho, um garoto que cita todos poemas de cor de Carlos Drummond de Andrade.

     Depois fomos ver a estátua enorme de Drummond no início de Itabira, feita especialmente para homenagear o grande poeta! Pegamos o onibus e fomos ver a igreja onde ele frequentava bastante aos finais de semana, a igreja se chama Nossa Senhora do Rosário, a santa de devoção da sua família. A igreja é bem antiga com pinturas maravilhosas de anjos e detalhes em ouro, o altar tem monumentos lindos, e a igreja fica localizada no Bairro Penha, onde Drummond morava, o bairro mais antigo.
           
                                                     
       Fomos visitar o local tão esperado, que é a casa onde Carlos morou dos seus 2 aos 18 anos de idade. A casa é azul e branca e bem antiga. O jardim da casa, foi José, irmão de Drummond que fez, foi uma obra de amor para sua prima, por quem se apaixonou. No jardim os canteiros são de formatos diferentes, alguns de corações, estrelas e círculos, onde se plantam as flores.
     
       Quando saimos da casa vimos a escola de Drummond, atualmente chamada de Escola Municipal Coronel José Batista, onde aconteceu o caso com a professora de Drummond, que falou que ele iria ser um grande escritor. Seguindo, fomos ver o artesanato de Itabira em uma loja onde há muitas estátuas pequenas de Carlos.
      Já era 12:00, e nós fomos almoçar em um restaurante muito gostoso da cidade, bem típico!
     Depois de almoçarmos, fomos a Fazenda do Pontal, onde Drummond e sua família iam muito para colher frutas no final de semana.
                             
     Subindo um pouco fomos para o Pico do Amor, local onde Carlos Drummond de Andrade ia compor suas poesias, e observar sua cidade, chorando pelo momento em que ela passava por causa da mineração. Observamos a Concha Acustíca, onde as pessoas fazem muitas apresentações.



     Nossa sala também contou poesias de Drummond como " No banco do jardim", e fizemos teatro no memorial, onde observamos a tragetória do escritor!

3 comentários: