terça-feira, 5 de junho de 2012

O fantástico mistério de Feiurinha - roteiro

    Gente, gostaria de avisar, que esse roteiro que vocês irão ver, é o roteiro da peça de teatro que a nossa turma irá fazer na escola!
     Tomara que todos gostem...
       Um beijo, Nadine.

             O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA.... 
   
     ESCRITOR: É difícil explicar como fui me meter nessa história. Naquela época eu era apenas um autor iniciante com ideias de sobra observado de tudo, por isso é tão difícil entender como fui me meter nessa roubada que não tinha nada haver com minha história.
O engraçado é que eu me meti no meio da confusão, mas não no meio de historia nenhuma. Sabia, que na verdade eu fui me meter mesmo é no final de todas as histórias dos contos de fadas!
 Você se lembra não é? Quase todas as histórias antigas que você leu terminava dizendo que a princesa se casava com aquele belo e elegante príncipe encantado, e pronto... iria viver feliz para sempre. Mas o que significa “viver feliz para sempre”? Significa casar, ter filhos, engordar e reunir a família no domingo pra comer macarronada? Então, é viver nenhuma aventura?
Não é possível que os heróis e heroínas, ficaram de bobeira depois que a história acabou, né?
Bom, no entanto foi mais ou menos assim que aconteceu:
   NARRADORA: Era uma vez, há muitos, muitos anos atrás, uma senhora de cabelos negros como ébano, onde já aparecia alguns fios brancos como a neve, bem da cor da pele dela, que era tão branquinha!
O nome da tal senhora era Branca Encantado, pois já que casou com um príncipe, recebeu seu sobrenome.
Dona branca estava com uma barriga enorme, esperando o seu sétimo filho, para que o  sétimo anão possa  ser padrinho e também ia fazer vinte e cinco anos que estava casada com o príncipe, ou seja fazer bodas de prata.
Feliz com tudo isso ela tricotava um casaquinho para o novo principezinho.  Quando Caio, o lacaio entrou apresentando a Chapeuzinho Vermelho, a grande amiga de Dona Branca:
CAIO, LACAIO: Alteza, a senhorita Vermelho acaba de chegar e pede...
BRANCA DE NEVE: Chapeuzinho? Que ótimo! Peça para ela entrar Caio, rápido!
NARRADORA: Chapeuzinho invejosa estava por ter visto Branca grávida e claro que iria fazer bodas de prata! E ela? Como sempre INCALHADA!
BRANCA DE NEVE: Chapéu, há quanto tempo! Como vai a vovozinha?
CHAPEUZINHO: Branca, querida!
NARRADORA: As duas deram três beijinhos uma na face da outra, como era de costume.
CHAPEUZINHO: Minha amiga Branca, por que esses olhos tão grandes?
BRANCA DE NEVE: Chega dessa história Chapéu!
CHAPEUZINHO: Ah...quer disser...é que estou sempre lembrando da minha historia é tão linda pena só tem um defeito o escritor esqueceu de colocar um príncipe para mim! É um absurdo!!
NARRADORA: Chapeuzinho  não parava de pensar nos príncipes das princesas, e ela até que quis se casar com o caçador, mas ele? NEM LIGOU!
 BRANCA DE NEVE: Até que sua história é legal mas a minha que na verdade é linda de verdade, ela tem amor.... ( olhava para seu esposo)  e pura magia!
CHAPEUZINHO: Questão de gosto, querida, puro gosto!
NARRADORA: Chapeuzinho sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado pegou um sanduiche se pós a comer ofereceu um maçã para branca, e logo ela respondeu que não comia.  Pois sua história havia maçãs envenenadas, e ela achava que corria risco!
CHAPEUZINO: Pera ai, você não soube da fofoca???
BRANCA DE NEVE: O que aconteceu? Ah vamos, conta logo, sabe que sou doida por uma fofoca!! Aposto que é daquela sirigaita da Gata B...
CHAPEUZINHO: Branca, Branca! Você sabe que Cinderela não gosta que chame ela de Gata Borralheira!
BRANCA DE NEVE: Há deixa pra lá. Continue...
CHAPEUZINHO: Onde está o príncipe?
BRANCA DE NEVE: Príncipe? Que Príncipe?
CHAPEUZINHO: O Príncipe Encantado. Seu marido.
BRANCA DE NEVE: Foi á caça! VAMOS CONTE!
CHAPEUZINHO: Eu falei com a Rapunzel Encantando e ela me disse que o seu Príncipe encontrou com o Príncipe da Cinderela que tinha passado pelo castelo da Feiurinha.
BRANCA DE NEVE: A Feiurinha! Há quanto tempo não vejo essa minha nobre amiga!
CHAPEUZINHO: Pois é, há muito tempo ninguém há vê! Ela sumiu, Branca!
BRANCA DE NEVE: Não acredito temos que fazer uma reunião!!! CAIO, LACAIO!!
CAIO, LACAIO: Sim, alteza.
BRANCA DE NEVE: Vá a todos os castelos e chame todas as minhas cunhadas! Rápido!
NARRADOR: Caio, lacaio voltou rapidamente, depois de pouco tempo foi apresentando:
CAIO, LACAIO: A senhora Cinderela Encantado!
BRANCA DE NEVE: Cinderela que bom que você veio! Que estranho, você também está grávida?
CINDERELA: Estou pro mês que vem !!
BRANCA DE NEVE: Que coincidência! Também o meu é para o mês que vem!
CINDERELA: Pois é. Na próxima semana vou fazer bodas de prata e o nenê vai nascer um pouco depois.
BRANCA DE NEVE: Outra coincidência!
CHAPEUZINHO: Só eu não vou fazer boda nenhuma .
CINDERELA: Infelizmente nossa historia tem algumas coincidências!
BRANCA DE NEVE: Pera ai, não me venha comparar as baboseiras de suas historia com as maravilhas da minha!
CIDERELA: É verdade, a sua historia só tem gente que tem mau gosto! Onde já se viu ficar morta anos e anos ao ar livre, depois vem o príncipe e beija uma defunta! Também o seu príncipe devia ser uma múmia, tudo combinando!
CHAPEUZINHO: Calma, meninas...
BRANCA DE NEVE: Mau gosto? Você sabe que os tempo das historias passam em um minuto é só virar a página.
CINDERELA: Mesmo assim é de muito mal gosto um defunto beijar outro! 
BRANCA DE NEVE: Ah é queridinha? E a sua historia? Quer mal gosto maior do que um príncipe experimentar um  sapatinho no chulé de todas as mulheres! Se estivesse apaixonado reconheceria o chulé da mulher que estava apaixonada.
CHAPEUZINHO: Chega meninas!!
PRINCIPE DE CINDERELA: Que falta de educação vocês duas, uma acha que a outra é uma defunta... sendo que não é! E você Branca, (risadas) da onde já se viu um príncipe elegante como eu cheirar chulé? PELO AMOR DE DEUS!
NARRADORA: Há briga só parou na hora  que dona Rapunzel chegou com uma bolsa de gelo na cabeça, grávida e também iria fazer bodas de prata... e claro o detalhe principal aquelas tranças enormes, de metros de comprimento. O príncipe de Rapunzel logo sentou se e se apresentou a Branca, Chapéu e Cinderela.
PRINCIPE DE RAPUNZEL: Queridas princesas e Chapeuzinho... que bom velas! Mas qual é o motivo dessa reunião tão rapidamente?
NARRADORA: Quando Branca iria responder, entra o príncipe encantado seu marido... cheio de armas, voltando da caça! E ele logo diz:
PRINCIPE DE BRANCA: Olá pessoal, o Caio acaba de me informar essa reunião tão rapidamente!
BRANCA DE NEVE: Depois eu explico o motivo, agora... Rapunzel o que aconteceu??
RAPUZEL: O príncipe esquece a chave de casa todos os dias, e o castelo é muito alto... e eu? Eu tenho que jogar as minhas tranças enormes para ele subir... diariamente!
NARRADOR: Com tanta faladeira Caio, o Lacaio entrou anunciando a entrada das outras princesas.
CAIO,LACAIO: Acaba de chegar Bela Adormecida, Dona Rousaflor Moura Torta Encantado, todas acompanhadas pelos seus príncipes!
NARRADORA: Todas chegaram grávidas e também iriam fazer bodas de prata, Bela Adormecida pegou a poltrona mais confortável e já começou a dormir como era de costume! Rousaflor Moura Torta se juntou as princesas... e de repente Caio anunciou a chegada da última princesa:
CAIO, LACAIO: A senhorita Bela- Fera Encantado, e seu príncipe!
NARRADORA:  Bela chegou aos bocejos, e Rapunzel estranhou e perguntou:
RAPUNZEL:O que foi querida Bela, aconteceu algo de errado?
BELA-BELA E A FERA: É que eu não consegui dormir a noite toda, ontem foi noite de lua cheia! E claro que nessas ocasiões...  meu marido tem saudades do tempo de Fera, e então passa a noite toda uivando para a lua!
ROUSAFLOR: Desse jeito seu príncipe vai acabar virando lobisomem!
BELA-FERA: Ele era lobisomem sua fofoqueira, fui eu quem o fiz voltar a ser príncipe!
ROUSA FLOR: Aquilo? Príncipe, não me faça rir!
BELA- FERA: Pelo menos, não fui eu que me casei com um príncipe que não via a menor diferença entre você e a Moura Torta!
ROUSAFLOR:  Mulher de Lobisomem!
BELA-FERA: Bruxa! Horrorosa!
BELA ADORMECIDA: Calem a boca, estão atrapalhando meu sono!
RAPUNZEL: Agora ande Branca... nos conte oque esta acontecendo?
NARRADOR: Depois que todas as princesas estavam no castelo, Branca Encantado começou a falar sobre o desaparecimento de Feiurinha, e todos  ficaram intrigados, tanto que o príncipe de Bela Fera falou:
BELA FERA: Que tal procurarem, por uma Fera? Claro... ela pode esta querendo quebrar o feitiço! Ou querendo imitar minha história, ciumenta!
RAPUNZEL: Não esta vendo que o caso é sério? Sua história tem é muito mal gosto!
BELA FERA: Como é que é?...
ROSAFLOR MOURA TORTA: Calem a boca vocês duas!
BELA ADORMECIDA: Percebi que falta Feiurinha... aliás, se falta alguém ou desapareceu uma princesa, isso quer dizer que... nosso encanto de viver feliz para sempre também poderá ser quebrado!
CINDERELA: Acho melhor nós investigarmos...
RAPUNZEL: Mas isso não é trabalho para nós, mas sim para alguém que nos inventa...!
BELA-FERA: Você tem razão... um autor!
NARRADORA: Depois de Caio, lacaio ter percorrido as ruas do Brasil, ele acaba em um pequeno apartamento de um autor brasileiro, Pedro Bandeira.
ESCRITOR: E você adivinhou, já que eu não tive escolha... os lacaios não acharam ninguém melhor, e me envolveram nessa enrascada, mas eu pesquisava e nada tudo que encontrava era assim “ Feiurinha...? Nunca ouvi falar!”. Mas eu me senti feliz, ao ver aquelas princesas em minha casa!
PRINCIPE DE BELA ADORMECIDA: Nossa hoje é minha Boda de Prata! E eu vou ficar nesse minúsculo apartamento?
PRINCIPE DA RAPUNZEL: Já descobriu alguma coisa?
ESCRITOR: Nada...
NARRADORA: O autor, resolveu comprar champanhe e alguns tira-gostos para comemorar as Bodas de todas as princesas! Mas tinha animo?
Bela- Fera: Obrigada pela tentativa, nobre autor... mas o problema é que ninguém aqui tá com fome ou sede se quer! Todos queremos rever Feiurinha!
JERUSA: Feiurinha eu conheço, é a minha historia favorita que a vovó contava, não é tão linda?
BELA MOURA TORTA: A senhora conhece?
JERUZA: Claro, é tão doce e misteriosa não?
BELA-FERA: Então a senhora pode nos contar, se não for encomodo?
JERUSA: Mas é claro...deixa eu pegar meu livro que a vovó me deu... Era um vez  um lindo bebe que nasceu em uma vila, seus pais eram muito carinhosos com ela, mas em um dia três mulheres horrorosas tocaram a campainha para ver o lindo bebe , o pai da menina como era muito educado deixou as bruxas entrarem e elas transformaram os pais em pedras e levaram a menina. Pouco depois os pais voltaram ao normal mas sabiam que nunca mais encontrariam sua bela filha.
 Passaram-se algum tempo e a menina cresceu junto com as três bruxas Malvada, Ruim, Piorainda  e sua sobrinha Belezinha. A menina nunca tinha saído daquela casa isolada do mundo no meio da floresta só para ir ao rio pegar água.
BRUXA RUIM :Você é tão feia Feiurinha, tem cabelos macios em vês de cabelos crespos e espetado , tem dentes brancos e enfileirados em vês de dentes podres e tortos e amarelos.
BRUXA MALVADA: É verdade você é tão feia você tem um belo corpo em vês de ser gorda , é meiga e gentil em vês de mal educada!
JERUSA: Feiurinha ficava tão invergonhada, pois não sabia que era bonita na verdade!
BRUXA PIORAINDA: E você nem tem nenhuma verruguinha se quer.
JERUSA: Isso é o que mais a chateava não ter nenhuma verruguinha. Todo dia ela que arrumava a casa e fazia tudo sozinha pois não podia sair da casa com as tias para ir ao vilarejo, porque achava que todas iam ficar enojados com sua feiura. Quando as tias saiam ela só tinha um amigo na casa : um bode feio que ia com ela para todos os lugares. Certo dia as bruxas saíram e ela e o bode foram ao lago para pegar água , chegando lá Feiurinha se olhou na água e falou com o bode:
FEIURINHA: Olha como sou feia! Queria ao menos ter uma verruguinha... Iria mostrar para elas que também posso ser bonita. Posso ser má e grosseira!
 Então Feiurinha começou a lavar a roupa . De repente uma fumaça envolveu o bode e ele virou um lindo príncipe , e falando com ela:
PRINCIPE DA FEIURINHA: Muito obrigado! Só uma pessoa bonita poderia me livrar desse encantamento que as bruxas me colocaram... Você não é feia , você e a pessoa mais linda que eu já vi!
FEIURINHA : Muito obrigada...Mas quem é você?
PRINCIPE DA FEIURINHA :Sou um príncipe , já que você me livrou do encantamento prometo me casar com você. Só vou no meu reino ajeitar as coisas e amanha venho te buscar.
BELA FERA: Nossa, então quer dizer que o príncipe dela também era um animal, e ela quebrou o feitiço? Bem que eu falei...
RAPUNZEL: Continue Jerusa, por favor!
 Feiurinha voltou para casa sem o bode, e todas as provocações que as bruxas tentaram fazer dessa vez não a atingiram então as bruxas começaram a desconfiar e uma delas perguntou:
BELEZINHA : Cadê o bode Feiurinha?
FEIURINHA- Bode? Que bode, não sei cadê o bode.
BELEZINHA: Você o libertou do encantamento não foi?
FEIURINHA: Como sabe? Não há encantamento nenhum bruxas!
 As bruxas bolaram um rápido plano para arrancar isso de Feiurinha e a enganar.
MALVADA: Pode nos contar Feiurinha...
PIORAINDA: Nos estávamos esperando por isso a anos , você liberado bode do encantamento que nossa prima malvada fez.
FEIURINHA: Ele falou que amanha vem me buscar e que vai se casar comigo.Mas porque não me contaram antes? 
RUIM:Não podíamos te contar se não , não ira funcionar o desencantamento , agora você pode virar uma de nós!
BELEZINHA: E só colocar esse manto encantado.
 Então Feiurinha colocou o manto mas não sabia que o manto faria ela virar uma bruxa, e só uma espada de prata cortando o manto ela poderia ser libertada desse corpo feio .Por fora era uma bruxa mas por dentro continuava a mesma menina linda de sempre. No dia seguinte como prometido chega o príncipe e todas as bruxas vão la para fora e cada uma fala uma coisa:
RUIM: Eu sou sua princesa!Leve-me contigo
MALVADA :Não, eu que sou sua amada
PIORAINDA: Não acredite nelas!Sou eu quem você ama!
BELEZINHA: Eu que sou sua princesa!
FEIURINHA: Eu que sou Feiurinha , acredite em mim , elas me transformaram em bruxa e só uma espada de prata pode me tirar desse encantamento.
PRICIPE DA FEIURINHA: Eu vou descobrir quem e a verdadeira Feiurinha e matar as outras!
BRUXA MALVADA:Isso , leve-me e mate as!
BRUXA RUIM: Não! Me leve com você e mate as outras!
BRUXA PESIMA: Não leve elas , mate as e me leve!
BRUXA BELEZINHA: Não, sou eu quem você quer , leve –me e mate as!!!
FEIURINHA: Me leve com você e poupe a vida delas elas já fizeram muita maldade mas não precisão morrer e sim de um castigo igual fizeram com você e comigo.
 Então o príncipe descobriu quem realmente era Feiurinha e quebrou o encanto , na mesma hora uma nuvem de fumaça apareceu ao redor das bruxas e de Feiurinha , fazendo as bruxas virarem flores podres e Feiurinha ficou linda novamente.Voltaram ao reino do príncipe e Feiurinha conseguiu ver seus pais depois de tanto tempo. Finalmente eles se casaram e viveram felizes para sempre!!!
 Fim!!!
BELA MOURA TORTA: Que linda a história da Feiurinha!
RAPUNZEL: É mesmo encantadora... pena que não é charmosa como a minha!
CINDERELA: Deixe de besteiras, a minha que é...
ROUSAFLOR, MOURA TORTA: Calem a boca, nós somos princesas, devemos nos comportar bem, certo? Vocês perdem a classe!
PRINCIPE DA BELA-FERA: Tem alguns detalhes parecidos com a minha história, mas a minha é muito mais bonita! Eu era um lobisomem, ele um bode...
 BELA-FERA: Pena que você como lobisomem era muito bravo e feio né? Mas tudo bem... que bom que Feiurinha tem uma história linda, como de todas nós!
ESCRITOR: É melhor eu começar a escrever a história da Feiurinha, todos vão amar, e sei que ela irá voltar por conta de ver tantos livros abrirem ao mesmo tempo, não é?
NARRADOR: Enquanto isso no castelo...
PRINCESAS: FEIURINHA!
BELA MOURA TORTA: Seja bem vinda ...!
BRANCA: Querida... você nos preocupou!
FEIURINHA: JÁ ESTA TUDO BEM! O AUTOR ME FEZ VOLTAR, foi tão bom ver aquelas crianças abrindo e lendo a minha história... não sei como gratifica-lo!
AUTOR: Que bom que eu fiz um bom trabalho, Feiurinha. Você é encantadora!
PRINCIPE DE BELA ADORMECIDA: E eu voltei com ela, estava sentindo falta da conversa com os outros príncipes!
PRINCIPE DE CINDERELA: E agente da sua!
PRINCIPE DE BELA ADORMECIDA: Mas aonde vocês estavam?
PRINCIPE DE BRANCA: É verdade... vocês sumiram de repente!
FEIURINHA: Não foi bem assim, todos estavam esquecido de nós, por isso fomos trancados em uma maldição, que só depois de fazermos sucessos que poderíamos voltar, e assim aconteceu!
PRINCIPE DE MOURA TORTA: Que bom que a Jerusa conhecia a história, se não nunca mais iriamos ver vocês!
BELA- FERA: Feiurinha, minha amiga! Que saudade sua!
RAPUNZEL: Só você para sumir mesmo, viu! É tão simpática mas tão singela.
BELA-FERA: Querida, sei que você quer aproveitar a festa... mas se importa de me acompanhar um pouquinho?
BELA ADORMECIDA: Eu também quero saber de fofocas... ande me conte!
BELA- FERA:  TÁ! Vamos lá! Como vocês já sabem, Chapeuzinho está sem um marido!
RAPUNZEL: Ahhh, eu fiquei sabendo... deixa eu dar minha opinião? Acho que devemos arrumar um noivo para ela! QUE TAL?
CINDERELA: Tomara que desencalhe!
BELA ADORMECIDA: Gostei da ideia! Vai lá!
FEIURINHA: Querida Chapeuzinho... fiquei sabendo que você continua encalhada!
CHAPEUZINHO: Pois é. Não aguento mais!
PRINCIPE DE BRANCA: Ela nunca vai arranjar um marido meu Deus!
RAPUNZEL: Temos uma novidade...
BELA-FERA: Achamos um bom... quer dizer... ai, tá um bom marido!
Chapeu: Queeeeeem?
BELA FERA: ESSE AQUI! CAIO, O LACAIO! É muito legal, apesar de não ser príncipe! Como você sabe, é um ótimo cidadão! Não é?
NARRADORA: CHAPEUZINHO NO COMEÇO NÃO ACEITOU, MAS DEPOIS ATÉ SE CASOU COM CAIO O LACAIO... E AS PRINCESAS GANHARAM BEBES MARAVILHOSOS... UM MAIS LINDO QUE O OUTRO!
E ASSIM ENCERRA A NOSSA HISTÓRIA, COM UM TCHAU DE TODOS, E DESSA VEZ UM FELIZ PARA SEMPRE!
TCHAUUU... E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE!
Dessa vez de verdade !!

20 comentários:

  1. Ei eu tenho que falar que sou um escritor moderno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sávio,
      Eu e a Sophia já planejamos o roteiro!
      Eu vou conversar com ela para ver se agente coloca, se não vai mudar o roteiro de todos, tá?

      Excluir
  2. gente vocês só sabem reclamar credooo!!
    O roteiro está ótimo!!Eu ADOREI
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Obrigadinha Marcelinha...
    Bjiiinhooos fofa....

    ResponderExcluir
  4. Quantos personagens é preciso para o teatro?????

    ResponderExcluir
  5. quem é o narrador e a narradora da história

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito desta história.
    Vou apresentar ela na minha escola .

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Gostei muito do roteiro. Tem como saber quanto tempo leva de encenação? Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  8. Quando eu estava na 7° série minha turma apresentou essa peça, eu fiz o papel do Príncipe,... Bons tempos.

    ResponderExcluir